Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 02 de Janeiro 2026

Notícias/ARTE

Françua Gomes: 50 anos do coração no Samba de Coco Raízes de Arcoverde

Françua Gomes: 50 anos do coração no Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Foto: Daniel Lima
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

São 50 anos do coração no Samba de Coco Raízes de Arcoverde: Françua Gomes. Ele, com o instrumento percussivo chamado “surdo”, está na formação original desde o resgate do grupo em 1992. A partir do repasse do mestre vivo arcoverdense Biu Neguinho, criador da levada do surdo no samba de coco, François de Souza Silva (natural de Arcoverde), popularmente conhecido como Françua, está em continuidade e caminhando para também ser reconhecido como mestre, justamente por compartilhar saberes, memórias, histórias, arte, cultura e educação. Seus 50 anos de idade chegam exatamente neste 1º de dezembro de 2025. 

O pai de Françua é o mestre Cícero Gomes, conhecido como Ciço Gomes, fundador do Samba de Coco Trupé, que existe desde 2009 em Arcoverde. Ambos mantêm viva a tradição do samba de coco, com o compartilhamento de conhecimentos populares de raiz. Ciço, que celebra seus 70 anos justamente em 2025, é um homem preto, pernambucano de Arcoverde, além de artista, cantor, compositor, musicista e arte-educador (facilitador de oficinas de surdo) com mais de 50 anos na cultura popular. Com o Coco Raízes, por exemplo, o artista Françua traz sua identidade artística autoral para somar coletivamente nas performances ao vivo, nas atividades de formação, nas gravações de álbuns e shows e muito mais.

Há exatamente 20 anos, Françua fez a primeira viagem internacional com o Coco Raízes de Arcoverde, chegando à França, na Europa, inclusive com a presença de Ciço Gomes, em 2005. No ano de 2006, houve a turnê pelo continente europeu, realizando apresentações e oficinas pela Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Itália e Noruega.

Publicidade

Leia Também:

Entre as vivências artístico-culturais de Françua em Arcoverde está a de músico da 1ª formação do grupo pernambucano de música autoral Cordel do Fogo Encantado, no ano 2000. Dentro da própria cidade, ele contribui com uma diversidade de artistas e grupos locais e de cidades vizinhas, sobretudo do forró, xote e baião como musicista da região.

Françua também tem atuações até hoje com produção de shows e festividades, atuando com montagem e desmontagem de palco e assistência, além de mais trabalhos técnicos de maneira independente. Ele tem espaços profissionais conquistados em circuitos do Sesc e de editais públicos.

Biu Neguinho

O mestre e músico Severino Amaro dos Santos está com 95 anos de idade, completos neste ano de 2025, quando também é reconhecido como Patrimônio Vivo de Arcoverde, juntamente com os mestres Assis Calixto e Damião Calixto, do Coco Raízes de Arcoverde. Cria das periferias da antiga Vila Rio Branco, em Arcoverde, Biu Neguinho (data de nascimento: 13 de maio de 1930) está na história de contribuição e memória desde os primeiros movimentos do Samba de Coco na cidade. Biu Neguinho reúne uma atuação como diretor da escola de samba Unidos da Avenida na década de 70, sendo responsável pela levada do surdo que faz a marcação do ritmo.

O disco Godê Pavão (2003), com prêmio de “Culturas Populares” em 2009 pelo Ministério da Cultura, tem Biu Neguinho como homenageado. Sua existência abrilhanta e potencializa a história do Samba de Coco, além de valorizar e fortalecer a identidade cultural de Arcoverde, do Sertão de Pernambuco e todo o interior do estado no lugar de referência da cultura popular pelo mundo afora.

Daniel Lima

Publicado por:

Daniel Lima

Comunicador social & jornalista. De Caruaru/PE, criado no Recife. Atua com assessoria de imprensa artístico-cultural e atualmente é assessor de imprensa/mídias sociais do Coco Raízes de Arcoverde/PE.

Saiba Mais

Quer divulgar sua pauta ou negócio?

Crie sua conta e divulgue suas pautas, artigos e seu negócio. Ganhe visibilidade e centralize sua comunicação de forma eficiente