Siga ÁFRICAS NEWS no Youtube
A exposição "O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí", idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, chega ao Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 8 de agosto. A mostra é uma promoção da agência de gestão cultural Pronto RJ, com curadoria de Fabiana Amorim e apoio da Secretária de Cultura do Governo do Estado Danielle Barros.
A exposição apresenta imagens do Carnaval registradas por Riccardo Giovanni em painéis de grande porte, impressas em tecido. Seu olhar artístico e sensível destaca detalhes dos grandiosos desfiles, desde sorrisos de euforia até lágrimas, passando pelas maquiagens e figurinos, valorizando os verdadeiros protagonistas do Carnaval. Desenvolvida ao longo de oito anos, a mostra reflete a técnica de interpretação monocromática de Giovanni, explorando conceitos de hiper-realismo, tridimensionalidade e textura, o que resulta em imagens que capturam a magia do maior espetáculo da Terra de forma humana e única.
A exposição acontecerá no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e será aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no terceiro andar do edifício. Além das imagens, os pedestais das telas contarão com um código de barras especial, permitindo que os visitantes ouçam em seus celulares o samba que tocava no momento da foto, proporcionando uma experiência imersiva.
A mostra já esteve em cartaz em diversos locais, incluindo o Museu de Arte Moderna, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa SESEC, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD, além de Angra dos Reis e Volta Redonda.
Riccardo Giovanni é reconhecido por sua dedicação à fotografia do Carnaval no Rio de Janeiro e também é autor do livro em inglês "Think Rio", uma obra extensa sobre a cultura carioca e fluminense. Além disso, é membro do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro ACRJ e recebeu a Medalha Tiradentes por seu trabalho ao longo dos anos.
Foto: Divulgação
#ExposiçãoCarnavalArte #FotografiaMarquêsSapucaí #EncantoCarnavalHumanizado #PalácioTiradentesRio #FotógrafoRiccardoGiovanni #CulturaRioExposição #ExposiçãoGratuita #CarnavalNaSapucaí #FotografiaArtística #PalácioTiradentes
Comentários: