Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
O Supremo Tribunal Federal retomou nesta fase o andamento da ação penal contra o deputado federal Gustavo Gayer, que enfrenta acusações de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e racismo após participações em um podcast no ano de 2023.
A ministra Cármen Lúcia, responsável pela relatoria do caso, ordenou o desmembramento do processo. Com isso, a denúncia direcionada ao apresentador Rodrigo Arantes seguirá tramitando na primeira instância da Justiça.
Essa medida ocorreu para atender a uma solicitação formalizada pela Procuradoria-Geral da República. O impasse anterior acontecia porque os oficiais não conseguiam localizar o apresentador para notificação oficial.
Declarações polêmicas no programa
Durante a entrevista que motivou a denúncia, o parlamentar concordou com comparações depreciativas feitas sobre a população de países africanos. Além disso, o político criticou o eleitorado brasileiro e fez ataques diretos a autoridades da época.
Parlamentares acionaram a Corte máxima após a ampla repercussão das declarações nas redes sociais. Por outro lado, a defesa de Gayer nega veementemente a ocorrência de qualquer tipo de discriminação.
Os advogados argumentam que os críticos retiraram frases de contexto a partir de um registro com mais de duas horas de duração para fabricar acusações infundadas.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se