N’Zambi — banda pernambucana de reggae autoral — conhece muito bem a Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, que fica na Zona Oeste do Recife. É justamente nesse espaço que acontece o Reggae Concha Festival, na noite desta sexta-feira (24 de outubro), a partir das 21h. Os pernambucanos realizam a apresentação musical antes do show solo do cantor e compositor Mike Love (em turnê “South America Tour”). O artista é natural de Honolulu, capital do Havaí (EUA).
Vale destacar que, recentemente, N’Zambi fez show na Concha Acústica pelo Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte (Fusca), no mês de setembro. Criada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, a banda tem histórias com a UFPE, sendo um local de memórias, resistência e conquistas. O grupo existe desde 2003 e atualmente é formado por George de Souza (voz, composição e guitarra), Diego Ilarráz (contrabaixo), Gustavo Souto (guitarra), Mauro Delê (percussão), Paulo Ricardo (bateria) e Deco (trombone).
Em mais de 22 anos de existência, são três discos lançados pela N’Zambi — “Kaya, Mas Se Oriente" (2008); "Pra Verdade Estremecer" (2014) e "Palavras de Amor” (2021) —, além do EP “Frevo Reggado” (2025), obra mais nova com cinco releituras de músicas de artistas do Nordeste e da cultura popular brasileira na linguagem do reggae - “É Tanto Amor” (Almir Rouche - PE); “Frevo e Ciranda” (Capiba - PE); “Arreia a Lenha” (Almir Rouche - PE), “Oh Bela” (Capiba) e “Frevo Mulher (Zé Ramalho - PB)”.
Além do mais, o grupo tem clipes e audiovisuais disponíveis na internet, como “Pra Verdade Estremecer” (2014); “Dale Lokô” (2015), com a direção de Buguinha Dub; “Asè Salamaleiko” (2016), tendo a participação de Clara Ferreira e Samuel Braga; “Amo Nagô” (participação de Nabby Clifford, africano de Gana, em 2020 - vídeo); “Derruba o Bozo” (participação do pernambucano Samuel Negão e Vietcong Promotion, do Recife, em 2020 - vídeo); “Cantinho" (2022) e "Busque Seu Lugar" (2023), em memória ao cineasta André Soares
“A música revolucionária pode parecer difícil de encontrar nestes tempos, mas isso não significa que a revolução não esteja sendo gestada. A abertura da noite é com a banda N’Zambi, referência do reggae pernambucano que combina o som jamaicano a ritmos brasileiros, e na sequência tem Mike Love, direto do Havaí, que percorre diversas cidades do continente”, declara a produção do Reggae Concha Festival.
Já o disco mais recente da carreira solo de Mike Love é “Teachers” (2025). Antes veio Leaders (2024), com composições que unem amor, ativismo e espiritualidade. Sua relação com a música começou ainda na adolescência, aos 15 anos de idade, quando atuou tocando guitarra. Na sequência, ele se destacou como vocalista principal da banda Dubkonscious, além de compor e produzir o disco “At the Foot of the Mountain” (2009), da banda a-ha, da Noruega, na Europa.
“É sempre uma alegria tocar em cidades que abraçam a música e a mensagem do reggae. Recife tem uma energia incrível, e estou ansioso para compartilhar minha música com o público da Concha Acústica”, comenta o havaiano Mike Love.
O seu álbum de estreia solo foi “The Change I’m Seeking” (2012). Nesse disco, a música “Permanent Holiday” bombou, com mais de 32 milhões de visualizações no YouTube. Na discografia, reúne também “Jah Will Never Leave I Alone” (2014), que alcançou o terceiro lugar na parada de reggae da Billboard, “Love Will Find a Way” (2015), “Love Overflowing” (2016) e "Mike Love & The Full Circle (Live At Home In Hawaii)”, de 2020.
“Reconhecido por espalhar mensagens positivas e poderosas por todo o mundo, Mike Love desenvolveu um estilo com raízes na espiritualidade e na música baseada nas mensagens do reggae e do movimento rastafári, que surgiu na Jamaica como algo espiritual, filosófico e cultural. Seu som transcende gêneros, com a fusão do rock progressivo e clássico, soul, blues, flamenco, jazz e erudito. No coração de sua música está a cura, inclusive porque (Mike) Love é ativista social, defensor da causa animal e dos direitos ambientais, utilizando a arte como ferramenta de educação, união e consciência”, pontua a produção do Reggae Concha Festival.
Reggae Concha Festival - Mike Love com a turnê South America Tour
Data: 24 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Local: Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cidade Universitária, Recife/PE
Horário: a partir das 21h
Atrações: banda N’Zambi (PE); Mike Love (EUA); Dj Vitrola nos intervalos da programação