A “Jornada de MC’s nas comunidades do Recife” chega à conclusão da sua 2ª edição nos dias 29, 30 e 31 de outubro, ou seja, de quarta-feira a sexta-feira, sempre a partir das 9h. Os novos encontros acontecem na Escola Municipal Santa Luzia (bairro da Estância, Zona Oeste), Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena e Escola Estadual Senador Antônio Farias, ambas no bairro da Cohab (Ibura), Zona Sul, respeitando essa sequência. As atividades são para estudantes, entre elas oficinas de rima, palestras, cineclube Ibura, performances artísticas femininas de pintura ao vivo, shows e batalhas de rima e de danças urbanas.
Anderson Santos, mais conhecido como Dj Big, é o criador e produtor da Jornada de MC’s, que este ano está celebrando 20 anos de história e resistência das quebradas pelo movimento hip hop. A "Jornada de MC’s nas comunidades do Recife" tem o incentivo público, com o financiamento pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, e no município pelo Recife Virado na Periferia. Todas as pessoas envolvidas são pernambucanas de origem periférica, com a presença das mulheres da cena urbana local, sobretudo da Região Metropolitana do Recife (RMR).
“A ‘Jornada de MC’s nas comunidades do Recife’ fortalece a ideia de celebrar a cultura hip hop com encontros em espaços públicos, de educação e de vivência coletiva para o compartilhamento de conhecimentos. A gente está crescendo nos debates sobre temas da cultura popular, questões sociais e políticas públicas, e ao mesmo tempo com o cuidado de reforçar as temáticas de raça, da negritude, de gênero, da arte, da ancestralidade e da cultura. O potente é que essas pautas são conversadas entre artistas das quebradas, pessoas das periferias no geral e estudantes das novas e futuras gerações, possibilitando um diálogo diverso e geracional”, destaca Dj Big.
No dia 29/10 (quarta-feira), a programação na Escola Municipal Santa Luzia reúne oficina de rima, às 9h; palestra “História de Vida”, com o mestre de capoeira Morcego, às 13h; performance artística de pintura ao vivo, pela artista e grafiteira Hell, às 14h; e as demais atividades: batalha de danças urbanas, shows do rapper DaCruz e Dj LK e batalha de rima.
Na quinta-feira (dia 30), a Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena recebe a jornada com cineclube Ibura e painel do Coletivo Arte na Favela, às 9h; oficina de rima, às 10h; performance artística de pintura ao vivo, da autoria da artista e grafiteira Savage, às 14h; além das batalhas de rima e de danças urbanas e apresentações musicais da rapper Dandara MC e do próprio Dj Big.
A conclusão do circuito nas periferias recifenses ocorre no dia 30 (sexta-feira), levando para a Escola Estadual Senador Antônio Farias as seguintes atividades artístico-culturais: oficina de rima, às 9h; palestra “Conceito Hip Hop”, com Levi Costa e Dj Big, às 13h; performance artística de pintura ao vivo com a artista e grafiteira Inay Victoria, às 14h; batalhas de danças urbanas e rima e shows do rappers Pajé IB, Rock Mc' e DLuk.
“A Jornada de MC’s, que existe desde 2005, atua tanto para ampliar ideias como sobretudo para inserir mais pessoas no movimento hip hop e na arte urbana periférica, com o objetivo de formação de base e descoberta de novas pérolas fazedoras de arte-educação e cultura que resgatem e valorizem a própria identidade. O pertencimento local contribui para o entendimento das nossas raízes, fortalecendo as culturas negra, indígena, popular, periférica e ancestral”, pontua Big.
Realização
Ainda no primeiro semestre deste ano, no mês de junho, a “Jornada de MC’s nas comunidades do Recife” realizou a etapa de abertura no bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade, com as atividades na Escola Estadual Rosa de Magalhães Melo e na Praça de eventos do Compaz Governador Eduardo Campos.
Na ocasião, houve oficina de rima, com Dj Big e participações dos Mc’s Tedy, Ninja e Hogue; conversa e oficina facilitadas pelo artista e arte-educador Maciel Salú juntamente com Big (tema: “Poesia popular e a rima no hip hop como forma de empreender”); roda de breaking, com a Dj Renna atuando no som a partir da sua curadoria de bases musicais; show do rapper Rimocrata e pintura ao vivo do artista grafiteiro Osú (Emerson Silva - nome de origem); batalha de MC’s (jurada: Alice Melo; jurado: Fara; Dj: Big). A oficina foi realizada na Escola Rosa de Magalhães Melo, sendo exclusiva para estudantes. Já a atividade formativa ocorreu na Sala Compaz Impulso. A roda de breaking, o show, a pintura ao vivo e a batalha de rima aconteceram na Praça de eventos do Compaz Governador Eduardo Campos.
Jornada de MC’s nas comunidades do Recife
29 de outubro (quarta-feira): Escola Municipal Santa Luzia (rua Professor Caldas Filho, nº 186, Estância)
A partir das 9h
Oficina de rima
Palestra “História de Vida”: mestre de capoeira Morcego
Performance artística feminina de pintura ao vivo: artista e grafiteira Hell
Batalha de danças urbanas
Show: DaCruz
DJ: LK
Batalha de rima (MC’s)
30 de outubro (quinta-feira): Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena (Avenida Pernambuco, s/n, Cohab/Ibura)
A partir das 9h
Cineclube Ibura
Painel do Coletivo Arte na Favela
Oficina de rima
Performance artística feminina de pintura ao vivo: artista e grafiteira Savage
Batalha de danças urbanas
Show: Dandara MC
Dj: Big
Batalha de rima (MC’s)
31 de outubro (sexta-feira): Escola Estadual Senador Antônio Farias (Avenida Campo Verde, nº 415 - Cohab/Ibura)
A partir das 9h
Oficina de rima
Palestra “Conceito Hip Hop”: Levi Costa e Dj Big
Performance artística feminina de pintura ao vivo: artista e grafiteira Inay Victoria
Batalha de danças urbanas
Shows: Paje IB; Rock Mc'; DLuk
Batalha de rima (MC’s)
Comentários: