Espaço para comunicar erros nesta postagem
A seleção da França demonstrou sua força ao golear a Suécia por 3 a 0 nesta terça-feira (30), no Metlife Stadium, nos Estados Unidos, garantindo sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Com uma performance dominante, que incluiu dois gols de Kylian Mbappé, o craque francês não só impulsionou sua equipe para a próxima fase, onde enfrentará o Paraguai, mas também alcançou Lionel Messi na corrida pela artilharia do torneio.
Inicialmente, a expectativa era de um confronto equilibrado nesta etapa de mata-mata da Copa do Mundo, com a Suécia conseguindo conter os ímpetos franceses. No entanto, a partir da metade do primeiro tempo, a equipe da França assumiu o controle total da partida, transformando o duelo em um verdadeiro atropelo, com poucas ameaças do lado sueco.
Além de garantir a vaga, Kylian Mbappé foi um dos grandes destaques, marcando dois gols. Com essa performance, ele igualou Lionel Messi na artilharia do torneio, ambos com seis tentos.
O jogo
Primeiro tempo
Apesar da expectativa por uma atuação avassaladora da França, o início da partida reservou surpresas. A Suécia, vista como azarão, conseguiu impor um ritmo travado, amarrando o jogo e dificultando as investidas francesas. Mesmo com maior posse de bola, a equipe de Didier Deschamps viu o confronto se desenrolar em passes laterais e pouca profundidade.
A primeira oportunidade de perigo, inclusive, foi da Suécia, logo aos dois minutos. Gyokeres superou a marcação pela esquerda, rolou para trás, e Isak finalizou da entrada da área, exigindo defesa de Maignan no centro do gol.
Com uma postura defensiva bem organizada, a Suécia continuou a fechar os espaços, frustrando as tentativas de infiltração do ataque francês. A intensidade do jogo se concentrou em disputas físicas no meio-campo, com poucas chances claras de gol sendo criadas por ambos os lados.
Somente aos 15 minutos a França conseguiu se aproximar com real perigo. Após um escanteio, a zaga sueca afastou, e Lucas Digne arriscou um chute de longa distância, que foi defendido por Zetterstrom.
Essa primeira tentativa pareceu despertar a seleção francesa, que gradualmente começou a ganhar terreno e a impor seu domínio sobre a Suécia, conforme o esperado para a partida.
Aos 19 minutos, Barcola, em uma jogada individual promissora, finalizou por cima do gol. Pouco depois, Mbappé encontrou uma brecha entre os zagueiros suecos e partiu em velocidade para balançar as redes. Contudo, o lance foi anulado por impedimento, frustrando a torcida francesa.
No momento em que a França começava a se impor no jogo, superando o início "travado" imposto pela Suécia, o árbitro sinalizou a parada para hidratação.
Após a pausa, a Suécia, que vinha sendo acuada, conseguiu criar uma nova chance. Aos 29 minutos, uma jogada ensaiada de bola parada resultou em mais uma finalização de Isak, defendida novamente por Maignan.
Mesmo com uma certa lentidão para "engrenar" novamente após a hidratação, a França, ao criar sua primeira chance pós-pausa, cresceu exponencialmente. A equipe passou a sufocar a Suécia com um verdadeiro bombardeio de oportunidades claras de gol.
Nos últimos 15 minutos da primeira etapa, a pressão francesa foi intensa. Rabiot desperdiçou uma chance crucial dentro da área e, em seguida, arriscou um chute perigoso de fora. Mbappé ainda acertou a trave e forçou o goleiro sueco a realizar uma defesa difícil.
O lance mais agudo do primeiro tempo ocorreu quando Olise pegou um rebote que desviou em Svensson, emendando um voleio que explodiu na trave. A bola ainda sobrou para Dembélé, que, com o gol aberto, finalizou para fora, perdendo uma chance inacreditável.
A Suécia parecia apenas aguardar o apito final do primeiro tempo, tamanha era a pressão francesa. Contudo, nos acréscimos, a França conseguiu, enfim, abrir o placar.
Momentos antes do gol, Olise havia finalizado rasteiro, obrigando Zetterström a fazer uma grande defesa e ceder escanteio. Na cobrança rápida e curta, Olise tabelou com Dembélé, que serviu Mbappé dentro da área para o craque francês balançar as redes e inaugurar o marcador.
Na celebração, Mbappé correu para abraçar Didier Deschamps, técnico da França, que esteve ausente nas semanas anteriores, incluindo a última partida da fase de grupos, para acompanhar o velório de sua mãe. Foi um momento de emoção e homenagem.
Apesar de um início oscilante e um primeiro tempo "amarrado", a França, ao engrenar, dominou completamente a Suécia. O placar de 1 a 0 ao intervalo, embora tardio, refletia um domínio que poderia ter sido ainda mais amplo.
Segundo tempo
O gol sofrido nos acréscimos do primeiro tempo colocou a Suécia em uma posição de grande desvantagem. Com o tempo se tornando seu maior inimigo para evitar a eliminação, a estratégia de apenas bloquear o jogo francês e buscar contra-ataques já não era suficiente.
Para a França, encontrar um adversário que precisava se expor e, consequentemente, abrir espaços, era o cenário ideal. A seleção, considerada uma das favoritas ao título, não demorou a aproveitar a situação para ampliar sua vantagem no placar.
Logo aos sete minutos da segunda etapa, Olise fez um passe preciso para Barcola, que, dentro da área, teve a tranquilidade de finalizar para o fundo das redes, marcando o segundo gol francês.
Após o segundo gol, a França retomou o controle do meio-campo, com passes laterais e cadência no jogo. Diferentemente do primeiro tempo, quando o controle se dava pela dificuldade em penetrar a defesa sueca, agora os franceses administravam o resultado com maestria.
A Suécia, necessitando da posse de bola para buscar uma reação, via-se incapaz de quebrar a sequência de passes franceses, permanecendo presa na "roda" adversária.
Até a segunda parada para hidratação, a maior parte das poucas intervenções suecas com a bola era para afastar as constantes investidas do ataque da França.
Aos 28 minutos, Kylian Mbappé apareceu novamente. Ele recebeu um passe açucarado de Olise dentro da grande área e marcou seu segundo gol na partida, o quinto nesta edição da Copa do Mundo. Com isso, o camisa 10 igualou Lionel Messi na artilharia do torneio.
Com a classificação já assegurada, a França reduziu o ritmo e o técnico Didier Deschamps começou a promover substituições, poupando seus principais atletas, incluindo Mbappé, de olho na próxima fase. A Suécia, sem tempo nem recursos para reverter o placar, pouco conseguiu criar, e o resultado de 3 a 0 foi mantido até o apito final.
Próxima fase
Enquanto a Suécia se despede do Mundial, a França prossegue sua jornada nos Estados Unidos. A equipe agora se prepara para viajar à Filadélfia, onde enfrentará o Paraguai pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O confronto está marcado para o próximo sábado (4), às 18h, no Lincoln Financial Field.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se