Siga nosso NOVO CANAL no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
Importância do Acarajé no Candomblé Reforçada em Reunião
Destaque Cultural na ALMG
A relevância do **acarajé** foi enfatizada em uma reunião da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em 4 de setembro de 2024. Solicitada pela deputada Macaé Evaristo (PT), a audiência pública discutiu o papel do acarajé na preservação das tradições da cultura de matriz africana no Estado.
Reconhecimento das Lideranças
Durante o evento, líderes de terreiros de candomblé receberam diplomas de congratulações da deputada Evaristo por seu trabalho em prol da valorização das tradições culturais. A chefe de cozinha e proprietária do Kitutu Gastronomia Afro-Brasileira, Kelma Zenaide da Silva, destacou a importância de manter a preparação tradicional do acarajé, utilizando azeite de dendê, e alertou sobre a substituição por outros óleos, como o de soja.
Simbolismo e Impacto Social
Kely de Oliveira, coordenadora da União das Ekedes (Undeke) e do Bloco Afro Magia Negra, falou sobre o simbolismo do acarajé na cultura afro-brasileira e sua importância para as famílias, especialmente na venda do alimento como forma de dignidade e sobrevivência. Igor Ferreira Novaes, do Centro Espírita Nossa Senhora das Graças, ressaltou o valor sentimental do acarajé em sua família e a necessidade de proteção e valorização do alimento para fortalecer a luta antirracista no Brasil.
Projeto de Proteção ao Acarajé
A deputada Macaé Evaristo anunciou que seu mandato está trabalhando em um projeto para proteger o acarajé através de legislação. Ela destacou que o acarajé é um símbolo de resistência e sobrevivência histórica do povo negro, especialmente durante a luta pela abolição da escravatura. A proposta visa garantir a preservação dessa tradição alimentar essencial para a cultura afro-brasileira.
História e Tradição
A Yalorixá Andrea Rodrigues Barroso enfatizou a importância do acarajé nas tradições e na maternidade, associando o alimento à história dos orixás Iansã e Xangô. A líder quilombola Mameto Kitaloyá pediu apoio para manter a tradição do acarajé, ressaltando a engenhosidade das mulheres africanas na preservação da receita. A Yalorixá Fabiana Matias Pinto agradeceu a Comissão de Cultura e pediu união para preservar a tradição do acarajé.
Ingredientes Tradicionais
O acarajé é preparado com bolinho de feijão-fradinho, temperado com cebola e sal, frito em azeite de dendê e recheado com vatapá, vinagrete e camarão seco. Geralmente é servido com pimenta.
Comentários: