Espaço para comunicar erros nesta postagem
Um coletivo de sete pesquisadores, liderado por Clara Marinho, lançou nesta sexta-feira (24), em São Paulo, o “Guia da Gestão Pública Antirracista”. A publicação oferece fundamentos, análises e um roteiro prático para fortalecer o combate ao racismo institucional e às desigualdades raciais na administração pública, preenchendo uma lacuna de materiais práticos sobre o tema.
Conforme a pesquisadora Clara Marinho, uma das autoras do livro, a iniciativa surgiu da percepção de que faltava um recurso de natureza prática. Este material deveria detalhar as políticas antirracistas existentes no setor público, os principais desafios enfrentados e as áreas com potencial de avanço.
Ela ressalta que, além da legislação vigente, as políticas públicas podem se apoiar em dados raciais levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Marinho enfatiza a importância de materiais que auxiliem servidores a atuar em problemas complexos, como o racismo.
A pesquisadora aponta que o guia contribuirá significativamente para a identificação dos repertórios de enfrentamento que podem ser mobilizados. “É como se fosse uma introdução sobre a política pública antirracista”, descreve.
A autora pondera que, apesar de a administração pública empregar pessoas por meio de um instrumento aparentemente neutro, como o concurso público, a realidade mostra que indivíduos negros frequentemente se concentram em postos que exigem menor qualificação.
“Esses cargos estão mais distantes das chamadas áreas estratégicas de governo”, completa.
Romper com desigualdades
Além de Clara Marinho, o livro conta com a autoria de Michael França, Giovani Rocha, Ellen da Silva, João Pedro Caleiro, Lia Pessoa e Karoline Belo.
O lançamento ocorreu às 19h no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo, com um debate entre os autores sobre o tema. Na segunda-feira (25), a obra será apresentada em Brasília: às 9h na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e, posteriormente, às 19h na Livraria Circulares.
De acordo com os autores, a publicação é direcionada a gestores e lideranças públicas, com o objetivo de romper com as desigualdades raciais. Para Clara Marinho, a promoção da igualdade racial e a validação das demandas sociais são papéis essenciais do Estado. “O livro é feito como uma conversa”, conclui.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se