Já é uma tradição a Batalha da Escadaria, do Recife, juntamente com o Duelo de MC's PE, realizar a final do Duelo de MCs Estadual, sempre valendo classificação para o Duelo de MCs Nacional, que ocorre todos os anos em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Com a presença de 16 MC’s no palco, a decisão do estadual acontece neste domingo (02 de novembro), na Livraria do Jardim (Avenida Manoel Borba, nº 292, bairro da Boa Vista), no centro do Recife, das 15h às 19h30. A entrada é gratuita. Vale destacar que o Estado de Pernambuco está em todas as disputas da história do nacional, que em 2025 chega à 13ª edição.
A final estadual reúne 16 MC’s de nove municípios entre Região Metropolitana do Recife (RMR); Zona da Mata Norte e Sertão. As cidades envolvidas são Arcoverde, Camaragibe, Glória do Goitá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão. Acuca, Alemão, Dith, Hogue, Jason, Koda, Nandinho, Neto, Ninja, N.I.X, Otzi, R Prince, Tedy, Ton e Vitú compõem a lista de rimadores e rimadoras finalistas, com mulheres na disputa pela primeira vez. Campeã da seletiva, Dith, de Camaragibe, e N.I.X, de Arcoverde, conseguiram o feito. Essa conquista dentro do movimento hip hop é fruto da criação da batalha da diversidade, incluindo este ano mulheres, pessoas não-binárias e homens trans entre as seletivas por regiões de Pernambuco.
Da lista atual de MC’s finalistas, três já chegaram ao nacional: Jason (atual campeão estadual - 2024), Vitú (2023 e 2018 - dois títulos estaduais, além da classificação na repescagem na temporada 2020/2021) e Houge (2022). Este ano, o Duelo de MCs Nacional está marcado para os dias 22 e 23 de novembro, no local de sempre, que é o Viaduto Santa Tereza, localizado no centro de Belo Horizonte (MG). Os primeiros movimentos nacionais foram no ano de 2007, com o coletivo Família de Rua, de BH, e desde 2012 existe a disputa, sendo a mais tradicional de rimas do país. O atual vencedor é o mineiro Martzin. No total, 32 MC’s representaram todos os estados da federação e do Distrito Federal.
“É importante informar que o regulamento oficial do Duelo de MCs Nacional indica obrigatoriamente 25% do número total das vagas para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e PCDs em cada seletiva classificatória. Inclusive, a Manguetown Revista (mídia independente pernambucana) está com um levantamento de dados que aponta o seguinte: das 27 unidades federativas do país, apenas os estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Roraima realizaram este ano as chamadas batalhas da diversidade como competições classificatórias para a final do estadual, enquanto Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso estão no circuito com seletivas realizadas por batalhas fixas e exclusivas para mulheres e pessoas trans”, destaca o pernambucano Luiz Carlos, criador da Batalha da Escadaria.
Mesmo com o percentual obrigatório, as próprias MC’s questionam que a recomendação não é suficiente para garantir a participação equivalente de gênero. Como solução, a sugestão é organizar mais batalhas exclusivas.
“Numa entrevista à Manguetown Revista, a gente argumenta que é importante crescer a quantidade de espaços de gênero como forma de proteção e protagonismo. Ainda na publicação da reportagem, reforçamos que a criação de ambientes funciona como ponto de partida para fortalecer a autoestima e ampliar redes de apoio, sem a pressão e hostilidade comuns nas batalhas mistas”, comenta Fabidonas, artista e rapper pernambucana autoral, além de jurada da Batalha da Escadaria.
A apresentação da final do Estadual é feita por PR Mc na Voz, Karolayne (PK) e Bettina. Fabidonas, Ed Black, Pedrinho e Gaijin formam o júri. PK vem de Caruaru, no Agreste do estado. Vale dizer que em cada ano alterna a escalação de apresentadoras e apresentadores, assim como as juradas e jurados.
A temporada 2025 chega à conclusão celebrando 15 encontros pela Seletiva Regional Pernambuco — abertura do calendário no mês de junho —, em parceria com 14 batalhas das regiões Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do estado. O 15º momento do ano é justamente a final pela Batalha da Escadaria e Duelo de MC's PE. Os duelos regionais foram disputados em dez municípios: Arcoverde (Batalha do Escadão); Camaragibe (Batalha dos Camarás); Caruaru (Batalha do Pátio); Goiana (Batalha da Duque); Igarassu (Batalha do Sítio Histórico); Ipojuca (Batalha do Ó); Olinda (Batalha da Orla e Batalha do Pátio); Recife (Batalha do Trombone, Batalha da Escadaria, Batalha na Várzea e Batalha Iburaclan); Surubim (Batalha dos Nômades) e Vitória de Santo Antão (Batalha da Grade).
Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Recife e duelo de hip hop mais antigo do Norte-Nordeste, a Batalha da Escadaria está em atividade desde 2008, de maneira autônoma e organicamente. Referência e resistência da cultura de rua, a Escadaria mantém viva a cena urbana, periférica e independente, englobando diversas artes comunitárias, como audiovisual, rap, grafite, música etc.O encontro da batalha é no cruzamento da rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, no centro recifense.
Batalha da Escadaria nas comunidades
Este ano, dentro da própria movimentação da final do Estadual, também tem a estreia da “Batalha da Escadaria nas comunidades”. Ou seja, essa primeira etapa contempla o bairro da Boa Vista, no centro do Recife. Em breve, vai chegar em diferentes territórios periféricos recifenses, como Várzea, Jardim São Paulo, Ibura, San Martin e Alto Santa Terezinha. O circuito tem incentivo público, com o financiamento pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, e no município pela Prefeitura do Recife e Secretaria de Cultura do Recife.
“Em cada etapa nas comunidades, dois MC’s se classificam para a final. São seis classificatórias até a finalíssima, com 12 MC’s disputando o título inédito da ‘Batalha da Escadaria nas comunidades’, estreando essa circulação nas ‘quebradas’ após conquista do edital público”, explica o arte-educador e produtor cultural Luiz Carlos.
SERVIÇO
Batalha da Escadaria (Recife) e Duelo de MC's PE - final do Duelo de MCs Estadual
Data: 2 de novembro de 2025 (domingo)
Local: Livraria do Jardim (Avenida Manoel Borba, nº 292, bairro da Boa Vista, Recife)
Horário: 15h às 19h30
Entrada: gratuita
Apresentação: PR Mc na Voz, Karolayne (PK) e Bettina
Júri: Fabidonas, Ed Black, Pedrinho e Gaijin
CONFIRA AS INFORMAÇÕES
Diversidade
Mulheres, pessoas não-binárias e homens trans de todo o Estado de Pernambuco disputaram duas vagas no Duelo de MC’s Estadual, durante a ação afirmativa “Chama Elas”, realizada na comunidade da Vila Santa Luzia, no bairro da Torre (Zona Oeste do Recife), em setembro deste ano. A realização inédita da Batalha da Diversidade é uma parceria com a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop PE (FNMH2PE).
Ao vivo
Nas batalhas de rimas não existe favoritismo. Tudo é decidido no momento, na improvisação e pela análise das juradas e jurados, destacando o freestyle, o hip hop e o termômetro do público. Cada pessoa com sua rima, performance, improviso e particularidade.
Chama Elas
A ação afirmativa tem sua criação assinada por Fabidonas, juntamente com a coletividade das mulheres. Além de cantora e compositora, é poeta, arte-educadora popular, produtora cultural e graduanda em serviço social. Atualmente faz articulação pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop (FNMH2BR), que existe desde 2010. Reconhecida como uma das primeiras mulheres da cultura hip hop em Pernambuco e referência do rap, ela tem diversas atuações nas periferias, articulando pessoas de todas as idades na cena da cultura urbana, pautadas pela educação, raça, gênero, arte periférica e luta por direitos.
Bairro da Boa Vista
Em 2024, a final do Duelo de MCs Estadual também foi na Livraria do Jardim, que tem realizado e recebido com frequência uma diversidade de atividades artístico-culturais, sendo um espaço de arte, cultura e educação que movimenta e fortalece o dia-a-dia no centro do Recife.
Zona da Mata Norte de Pernambuco
Além de Vitú, natural de Vitória de Santo Antão, Nandinho é do município de Glória do Goitá, levando a Zona da Mata Norte em dose dupla para o Duelo de MCs Estadual 2025.
Sertão de Pernambuco
Este ano, Arcoverde é representada por N.I.X (classificada para o Estadual como 2º lugar em 2025, em parceria com a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, e campeã regional em 2022) e Ötzi, que no ano passado também disputou a final do estadual.
Formação
Ao longo dos anos, a Batalha da Escadaria está formando novas gerações de MC’s. Até hoje, rimadoras, rimadores, amizades e amantes da cultura hip hop fazem acontecer o movimento artístico-cultural de rua.
16 MC’s finalistas - Duelo de MC’s Estadual (2025)
Nove municípios
Acuca: (Recife - bairro: Águas Compridas) - RMR
Alemão: (Paulista - bairro: Janga) - RMR
Dith: (Camaragibe - bairro: São Pedro) - RMR
Hogue: (Recife - bairro: Barro) - RMR
HZ: (Igarassu - bairro: Cruz de Rebouças) - RMR
Jason: (Recife - bairro: Pina) - RMR
Koda: (Jaboatão dos Guararapes - bairro: Barra de Jangada) - RMR
Nandinho: (Glória do Goitá - bairro: Santo Antônio) - Zona da Mata Norte de Pernambuco
Neto: (Olinda - bairro: Alto da Mina) - RMR
Ninja: (Recife - bairro: San Martin) - RMR
N.I.X: (Arcoverde - bairro: Boa Esperança) - Sertão de Pernambuco
Otzi: (Arcoverde - bairro: Cohab II) - Sertão de Pernambuco
R Prince: (Recife: Água Fria) - RMR
Tedy: (Recife - bairro: Estância) - RMR
Ton: (Olinda - bairro: Aguazinha) - RMR
Vitu: (Vitória de Santo Antão - bairro: Água Branca) - Zona da Mata Norte de Pernambuco
Lista de MC’s de Pernambuco no Duelo de MCs Nacional
12 edições
2012 - Gênio
2013 - Tai
2014 - Salsi
2015 - Mano Sid
2016 - Tai
2017 - HB
2018 - Vitú
2019 - Vinícius ZN
2020/2021 - Vinícius ZN e Vitú (repescagem)
2022 - Hogue
2023 - Vitú e Vinícius ZN (repescagem)
2024 - Jason
Lista de batalhas pela Seletiva Regional Pernambuco (2025)
14 batalhas
Batalha dos Nômades (Surubim - Agreste)
Batalha da Orla (Olinda - RMR)
Batalha Iburaclan (Recife - RMR)
Batalha do Pátio (Caruaru - Agreste)
Batalha do Sítio Histórico (Igarassu - RMR)
Batalha do Trombone (Recife)
Batalha dos Camarás (Camaragibe - RMR)
Batalha na Várzea (Recife)
Batalha da Grade (Vitória de Santo Antão - Zona da Mata Norte)
Batalha do Escadão (Arcoverde - Sertão)
Batalha do Polo (Olinda)
Batalha da Duque (Goiana - Zona da Mata Norte)
Batalha do Ó (Ipojuca - RMR)
Batalha da Escadaria (Recife)
Comentários: