O Coco da Liberdade, que tem o ritmo de roda como essência e com raiz em Olinda, lança o EP “Vermelho” nas plataformas digitais (ouça). São quatro músicas que compõem a obra autoral, com direção musical de Felipe Maia e produção executiva/musical do próprio grupo da cultura popular. Além do mais, o lançamento é celebrado com um show no Largo do Amparo, em Olinda, no Bar do Ró, neste sábado (04 de outubro), a partir das 18h (entrada gratuita). Também estão na programação: banda Salsamérica, Grupo Batuques de Pernambuco e Dj NK Cumbia, sendo todas as atrações olindenses.
A formação do Coco da Liberdade, que existe desde 2018, é composta por André Negron (tambor e segunda voz); Artur Maia (percussões: caixa e pandeiro, e segunda voz); Fabiano Oliveira (cantor e compositor), popularmente conhecido como Azula Oliveira; Kátia Paz (percussão: ganzá, e segunda voz) e Leonardo Axé (percussões: conga e ilú). Essas pessoas, tocando os mesmos instrumentos percussivos, realizaram a gravação do EP, com mixagem e masterização assinadas por Felipe Maia.
Também compõem a instrumentação do EP Izidio Oliveira e Jefferson Lira, ambos no sopro, ou metais. A produção, as gravações e os encontros aconteceram no estúdio Midiout, em Olinda (bairro: Ouro Preto), com parceria da produtora local “Amigos da Cultura”. Todo mundo envolvido é de Pernambuco.
As músicas do mais novo EP são “Vestido Vermelho” (composição: Azula Oliveira); “Cambiteira” (composição: Dona Del do Coco); “Ladeiras” (composição: Artur Maia e Helder) e “Castelo de Areia” (composição: Dona Del do Coco), nessa sequência. Vale destacar que “Vestido Vermelho” e “Ladeiras” são composições de musicistas do próprio grupo, enquanto as outras têm a autoria da mestra, cantora e compositora Dona Del do Coco, de Olinda (bairro: Tabajara), que também é poetisa e artista do coco de roda e ciranda. Atualmente, ela está com 75 anos de idade.
"O Coco da Liberdade atua com o propósito de soar livremente na diversidade tradicional rítmica, além de resgatar e atualizar canções e histórias de mestras e mestres da cultura popular de Olinda. Nesse EP, inclusive, a gente traz composições de Dona Del do Coco como memória, registro, tempo presente, valorização e fortalecimento”, declara Azula Oliveira.
O EP “Vermelho” tem incentivo público, com o financiamento pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal e no município pela Prefeitura de Olinda e Secretaria de Cultura de Olinda.
“O grupo consegue multiplicar e preservar a tradição de mestras e mestres coquistas da cidade de Olinda, a partir de uma linguagem moderna e diversa juntamente com a tradicional rítmica da cultura popular e da música afro-brasileira. A gente valoriza, fortalece e conserva todo esse patrimônio imaterial por meio de uma produção autoral”, reforça Kátia Paz.
“Vermelho” é a segunda obra musical do grupo, que em janeiro de 2025 fez o lançamento do EP “Liberdade”, o de estreia, também com quatro músicas disponíveis, além de um clipe na internet. Ainda por cima, nas plataformas digitais, o Coco da Liberdade reúne uma versão ao vivo das músicas apresentadas no 3º Festival Batucando com Consciência, em 2022. Essas canções chegaram à internet no ano de 2023.
Lançamento
Neste sábado (04/10), a partir das 18h, o Bar do Ró, no Largo do Amparo, recebe a celebração do Coco da Liberdade, que festeja a chegada do EP “Vermelho” nas plataformas digitais com um show e também trazendo outras apresentações de grupos locais.
Este encontro é uma noite de ritmos que celebra a cultura popular pernambucana, a música autoral e a vibração do Coco da Liberdade e de outros grupos, como a banda Salsamérica, com toda a latinidade da salsa, do merengue, do bolero e da cumbia. Já o Batuques de Pernambuco toca maracatu, enquanto o Dj NK Cumbia atua na abertura, intervalos e conclusão dos festejos, com sua curadoria composta por sons de artistas e grupos locais e bases musicais diversas dos ritmos afro-brasileiros, caribenhos e latinos.
Serviço
Local: Bar do Ró (Largo do Amparo, Olinda)
Data: 04 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 18h
Programação/atrações: Coco da Liberdade, Salsamérica, Grupo Batuques de Pernambuco e Dj NK Cumbia
Entrada: gratuita
Coco da Liberdade - ficha técnica do EP “Vermelho”
Produção executiva: grupo Coco da Liberdade
Direção musical: Felipe Maia
Produção musical: grupo Coco da Liberdade
Técnico de gravação, mixagem e masterização: Felipe Maia
Tambor e segunda voz: André Negron
Caixa, pandeiro e segunda voz: Artur Maia
Cantor e compositor: Fabiano Oliveira, popularmente conhecido como Azula Oliveira
Ganzá e segunda voz: Kátia Paz
Conga e ilú: Leonardo Axé
Sopros: Izidio Oliveira (participação) e Jeferson Lira (participação)
Composições: “Vestido Vermelho” (Azula Oliveira); “Cambiteira” (Dona Del do Coco); “Ladeiras” (Artur Maia e Helder) e “Castelo de Areia” (Dona Del do Coco)
Estúdio de gravação: Midiout (Olinda - bairro Ouro Preto)
Parceria: produtora Amigos da Cultura
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Incentivo público: financiamento pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal e no município pela Prefeitura de Olinda e Secretaria de Cultura de Olinda.