Missa Em Inglês No Cemitério Da Consolação, Em São Paulo, Une Comunidade Imigrante Africana No Dia De Finados
O Dia de Finados no Cemitério da Consolação, administrado pela concessionária Consolare, em São Paulo, foi marcado pela pluralidade étnica e cultural. A comunidade católica africana imigrante da capital, ligada à Capela de Santa Josefina Bakhita, reuniu-se no local para uma missa especial celebrada em inglês pelo padre nigeriano Chinaka Mbaeri.
O cemitério, que recebeu cerca de 3 mil visitantes durante o fim de semana (1 e 2/11), tornou-se um ponto de encontro para dezenas de fiéis vindos de diversos países, como Nigéria, Quênia, Tanzânia e Ghana.
“Celebramos todos os domingos no Largo do Paissandu, na Capela de Santa Josefina Bakhita, e todo dia 2 de novembro também aqui no Cemitério da Consolação com missa em inglês”, explicou Mbaeri.
Laços Com As Origens
O religioso afirma que mais do que uma tradição, os encontros representam um elo com as origens e um pilar de sustentação para quem vive longe de casa. “É um gesto de pertença e de esperança. Mesmo longe da nossa terra de origem, sabemos que a fé nos une e que a comunhão dos santos ultrapassa todas as fronteiras”, destacou.
A celebração no Consolação, marcada por cânticos e orações africanas tradicionais, reforça a diversidade cultural e religiosa de São Paulo, oferecendo um espaço de acolhimento e comunhão para a comunidade imigrante..
Sobre O Cemitério Da Consolação
Desde o início da concessão em março de 2023, a Consolare administra o Cemitério da Consolação, um espaço tombado de imenso valor histórico e artístico para a cidade. Um minucioso plano de restauro prevê a recuperação dos dois pórticos, da capela, dos muros, do vestiário e da pavimentação. A concessionária aguarda a autorização para dar início às obras, em total conformidade com as normativas de tombamento da unidade.
Comentários: