Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 31 de Outubro 2025

Notícias/Mulher Negra

Cerimônia Celebra Luta Por Igualdade E Combate Ao Racismo No Dia Da Mulher Negra

Cerimônia Celebra Luta Por Igualdade E Combate Ao Racismo No Dia Da Mulher Negra
Cerimônia do Prêmio Rita de Cássia com mulheres sendo homenageadas.Foto Prefeitura de Araraquara
Imagens
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Araraquara Celebra Protagonismo De Mulheres Negras Com A 9ª Edição Do Prêmio Rita De Cássia

Na noite do dia 25 de julho de 2025, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a Subsecretaria de Políticas Étnico Raciais, o COMCEDIR e o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, realizou a 9ª edição do Prêmio Rita de Cássia. O evento aconteceu na Casa SP Afro Brasil ‘Oswaldo Bogé’ e celebrou mulheres negras que se destacam na luta por igualdade, justiça social e combate ao racismo.

A cerimônia foi aberta com uma intervenção artística surpresa do Grupo Ressoar, que apresentou uma performance sobre o amor e o amar, seguida de uma apresentação de capoeira pelo Grupo ACASOL, referência cultural e símbolo de resistência reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil e da Humanidade.

Publicidade

Leia Também:

O Prêmio Rita De Cássia: Reconhecimento E Critérios

O Prêmio Rita de Cássia, instituído pelo decreto nº 11.207 de 2016, homenageia anualmente dez mulheres negras — pretas e pardas — que se destacam na defesa dos direitos humanos e na valorização da cultura negra. As indicações são feitas pela sociedade civil, entidades e autoridades locais, e selecionadas pelo COMCEDIR, com base em critérios de relevância social e mapeamento étnico-social da Subsecretaria.

Durante o evento, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, destacou a importância do prêmio.

“Reconhecer essas mulheres é celebrar a força que move nossa cidade para uma sociedade mais justa e igualitária. O legado de Rita de Cássia nos inspira a seguir enfrentando as desigualdades com coragem e compromisso.”

Já a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Jessyca Alencar, afirmou que “este prêmio é um ato de resistência e reconhecimento, que valoriza trajetórias que muitas vezes foram invisibilizadas. Celebramos hoje não apenas as conquistas individuais, mas o impacto coletivo na construção de direitos e na promoção da dignidade humana.”

A cerimônia também prestou homenagem póstuma à patrona Rita de Cássia Ferreira, advogada e militante que dedicou sua vida à luta contra o racismo e a discriminação religiosa em Araraquara. A sua trajetória é símbolo de resistência e inspiração para as homenageadas.

A premiação incluiu a entrega do Prêmio Rita de Cássia 2023 à assistente social Maria do Carmo Luiz, que não pôde comparecer no ano anterior por motivos de saúde, e a entrega do prêmio às dez mulheres escolhidas para a edição de 2025. Entre as homenageadas estão ativistas, educadoras, artistas e lideranças comunitárias que atuam em diferentes frentes, como Alessandra de Cássia Laurindo, Ângela Barros e Aparecida Benedita Rodrigues, cada uma com uma trajetória marcada pela luta contra o racismo e a promoção da igualdade.

O evento integra a programação do “Julho das Pretas”, mês dedicado a ações que valorizam o empoderamento da mulher negra, símbolo de luta, resiliência e orgulho cultural.

Redação .

Publicado por:

Redação .

Saiba Mais

Quer divulgar sua pauta ou negócio?

Crie sua conta e divulgue suas pautas, artigos e seu negócio. Ganhe visibilidade e centralize sua comunicação de forma eficiente
WhatsApp Africas
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR