Em “A Voz que Vem Antes do Tempo”, a cantora lírica Irma Ferreira e o multiartista Rimon Guimarães transformam música em ritual, canto em gesto e som em reverência. A faixa, produzida por Curumin e composta por Elinas, é uma ode à ancestralidade e ao pertencimento, uma celebração do que vem antes da palavra, do que pulsa antes mesmo de nascer. A canção integra a coletânea Laboratório Tropical Vol 1, da Lab Dorsal, lançada no dia 31 de outubro.
Com raízes que atravessam o lirismo da Bahia e o experimentalismo do sul do país, a canção habita um espaço de profunda espiritualidade. Irma e Rimon criam uma travessia sonora que une vozes, percussões e texturas eletrônicas sutis, numa construção que convida o ouvinte ao recolhimento e à escuta.
“‘A Voz Que Vem Antes do Tempo’ é uma canção que mistura ancestralidade e pertencimento e, para mim, sua musicalidade vai além de uma concepção técnica. Ela é inteira, profunda, é o que acredito sobre fazer arte. Quando canto, sinto que estou reverenciando memórias que vieram antes de mim e transformando tudo isso em algo presente. A letra traduz tudo isso. Cada palavra, cada intenção, cria uma ponte entre o que  sou hoje e tudo o que veio antes. Quando ouvi a composição pela primeira vez, senti que ela dizia exatamente o que eu queria comunicar nesse trabalho, e eu agradeço imensamente a Elinas, compositor da música,  amigo/irmão, músico de excelência por esse presente”, descreve Irma Ferreira.
“Defino como uma música que vai na contramão da velocidade e superficialidade dos tempos atuais, uma música zen que fala sobre ancestralidade e os caminhos que percorremos, os encontros e a bagagem que trazemos antes mesmo de nascer, desejos e expectativas dos nossos pais e as bênçãos que nos protege num mundo desigual”, completa Rimon Guimarães.
Com arranjos precisos e orgânicos — Loiá Fernandes na percussão, Curumin no violão, teclas e programação, Pepe Cisneros nas teclas e Lucas Martins no baixo —, a canção se move como um mantra contemporâneo, vibrando entre o espiritual e o terreno. É uma faixa que não apenas se escuta: se sente.
Mais do que uma música, “A Voz que Vem Antes do Tempo” é um gesto de continuidade. É sobre honrar as vozes que ecoam antes de nós, e cantar para que continuem a existir.
ASSISTA “A VOZ QUE VEM ANTES DO TEMPO”
Laboratório Tropical: o coletivo como força criativa
O Laboratório Tropical Vol. 1 – idealizado pelo selo Lab Dorsal, da produtora multipremiada Dahouse Áudio – é mais do que um disco: é um manifesto sonoro que celebra a música feita de pessoas, encontros e experimentação. Com 16 artistas de 8 Estados brasileiros, além de Moçambique, e mais de 30 colaboradores, o projeto une estilos que vão do MPB ao urban, do pop ao afrobeat, do forró aos ritmos amazônicos, gerando fusões inéditas e vibrantes.
“A galera que tá aqui dentro é linda, criativa, cheia de sonhos. A liberdade não tem preço. Foda-se o algoritmo, a indústria viciada, o sistema predatório”, diz João Davi, idealizador do projeto. “Costumo dizer que gente boa se atrai, e  nessa perspectiva, o laboratório é um ponto de encontro. Um lugar que exala arte nos pequenos detalhes. Pra mim é muito lindo estar escrevendo um pedacinho dessa história”, celebra Irma Ferreira. “Enxergo como um lugar de possibilidades, conexões e trocas culturais,  participar representa pra mim encontrar um ambiente que receba e potencialize a minha arte com espaços de crescimento e liberdade”, completa Rimon Guimarães.
Fazem parte do álbum também Amanda Pacífico e Layse com “Buena Onda”, Getúlio Abelha e Louise França com “Essa Novela”, Dante Oxidante e Zé Cafofinho com “Mossa”, 2DE1 e Juliana Strassacapa com “Hoje Sinto Medo”, Alienação Afrofuturista e Dr Drumah com “Marcapasso”, Realleza e Otis Selimane com “Três Sóis”, PECI e Luê com “Coração Tropical”.
FICHA TÉCNICA
Artistas: Irma Ferreira e Rimon Guimarães
Compositores: Elinas
Produção musical: Curumin
Engenheiro de Som: José Gois, Cabês
Engenheiro de Mixagem: Milliet
Engenheiro de Masterização: José Gois, Cabês
Assistente de Produção: Matheus Delaqua
Músicos:
Percussão: Loiá Fernandes
Violão, Programação e Teclado: Curumin
Teclas: Pepe Cisneros
Baixista: Lucas Martins
SOBRE IRMA FERREIRA
Natural de Salvador-Bahia, graduada em Canto Lírico e Mestra em Performance musical, doutoranda em Educação musical pela UFBA. Tendo como especialidade óperas que tragam em sua temática a cultura afro-descentende a exemplo da Ópera de Lídia Oxum, Óperas dos Terreiros e Ópera da Independência além de óperas tradicionais como La traviata, Die Fledermaus e Le Nozze di Figaro. Na outra linha estão suas atuações como solista de Orquestras Big Band de Salvador, como a Orquestra Fred Dantas e a Orquestra São Salvador e sua atuação como artista solo.
https://www.instagram.com/irmaferreiraoficial/
SOBRE RIMON GUIMARÃES
Rimon Guimarães é um multi-artista Curitibano conhecido por suas pinturas de larga escala, vem mostrando sua outra faceta em composições musicais desde 2008 em parceria com bandas e artistas locais. Com estilo único mistura ritmos sem parcimônia, herança de suas vivências pelo mundo. Melodias sutis e coloridas contrastam com letras de forte cunho político-social e indagativo mostra sua pluralidade .Pintando, compondo e fazendo música de forma imagética nos leva ao seu próprio mundo .
https://www.instagram.com/rimonguimaraes/
SOBRE LAB DORSAL
A Lab Dorsal é um ecossistema criativo dedicado à produção musical, audiovisual e cultural, estruturado em três pilares interconectados: Dorsal Prod, Dorsal Music e Casa Dorsal. Atuando como hub de criação e realização para artistas independentes, grandes marcas e projetos institucionais, a Dorsal elabora, capta e gerencia iniciativas culturais, conectando criadores a editais, leis de incentivo e parcerias privadas com curadoria criteriosa e foco em impacto social. Na frente musical, oferece soluções completas — da produção à distribuição, incluindo audiovisual, comunicação, booking e gestão de direitos — e conta com um catálogo robusto de mais de 300 lançamentos e 60 artistas, somando mais de 70 milhões de plays nas plataformas digitais.
Sediada no Sumaré, São Paulo, próxima à estação Vila Madalena, a Casa Dorsal é um espaço pulsante que materializa a filosofia da Dorsal: o processo também é obra. Com quatro estúdios profissionais e áreas multifuncionais para gravações, ensaios, eventos, lives e podcasts, a casa é autossuficiente para idealizar, produzir e entregar conteúdos de forma integrada. Fundada por Lucas Mayer, nome por trás da multipremiada DaHouse Audio (vencedora do Emmy e reconhecida como Audio Company of the Year pelo ADC e Cannes Lions) e João Davi, músico, produtor e diretor musical, a Lab Dorsal é onde presente e futuro se encontram para criar narrativas potentes e transformadoras.
https://www.instagram.com/labdorsal
SOBRE DAHOUSE AUDIO
Dahouse Audio é uma empresa internacional de música criativa com estúdios em Los Angeles, Nova York, Berlim, São Paulo, Tóquio e Xangai, dirigida pelos produtores musicais indicados ao Grammy Lucas Mayer, Silvinho Erné e Wonder Bettin. Seu foco é criar trilhas sonoras que permanecem com o ouvinte — músicas que sentem, respiram e conectam. Em 2025, a Dahouse foi nomeada “Music Company of the Year” pelo One Show. Também foi uma das empresas de áudio mais premiadas no Cannes Lions 2024 e 2025, um marco importante. Mas, mais do que prêmios, o que realmente move a produtora é fazer músicas e sons que contem histórias e deem vida às ideias de maneiras inesperadas.
 
                     
                         
                                                                     
                                         
                                         
                                         
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 Africas
            Africas            
Comentários: