Devotos entra em 15 cidades durante a turnê na Europa, com shows de 18 de setembro a 5 de outubro. A banda recifense — Cannibal (vocal e contrabaixo), Neilton (guitarra) e Celo (bateria), juntamente com os produtores culturais Pedrinho Pacheco, de Pernambuco, e Nerí, representante internacional — segue caminho por Paris (18/09), Nantes (19), Rennes (20) e Caen (21) - França; Courtrai (23) e Gante (24) - Bélgica; Bochum (25) - Alemanha; Amsterdã (26) e Sliedrecht (27) - Holanda; Hollen (28), Berlim (01/10), Bielefeld (02), Bremen (03) e Hamburgo (04) - Alemanha; e Flobecq (05) - Bélgica. Três delas são capitais: Paris, Amsterdã e Berlim.
Dos quatro países, a Bélgica é novidade na história de 37 anos de existência da Devotos. Ou seja, a chegada nas cidades belgas Courtrai, Gante e Flobecq é inédita. Outra curiosidade é que o show de abertura acontece em Paris, onde a banda também toca pela primeira vez na carreira, assim como em Caen, ambas na França. Durante a European Tour, a maioria das apresentações dos pernambucanos do Alto José do Pinho (periferia na Zona Norte do Recife) ocorre na Alemanha, com seis datas, entre essas estreias nas cidades de Berlim, Bielefeld, Bochum e Hollen.
Sendo assim, é certo que nesta circulação europeia o grupo toca na maioria das cidades pela primeira vez, mostrando por si só que a agenda está cheia. Inclusive, em Paris, no dia 18 de setembro, numa quinta-feira, Devotos está na programação do Festival Alternativo e Popular, reunindo atrações brasileiras no Theatre Traversiere, que é um teatro histórico na capital francesa.
Com produção de Pedrinho Pacheco, da Orleone Booking e do selo francês Mass Productions, Devotos tem mais de 15 shows confirmados no continente europeu. Ou melhor, tem exatamente 16 programações até então. Isso porque no dia 5 de outubro em Flobecq, na Bélgica, onde conclui a turnê num domingo, o grupo tem uma apresentação pontual no Skate Park e em seguida realiza a conclusão da European Tour na mesma cidade, com show no Caplette. Uma curiosidade sobre esse momento é que os pernambucanos encontram a Total Chaos (EUA), uma banda da cidade de Pomona (Califórnia) fundada em 1989, sendo uma das mais importantes de hardcore punk do mundo. As bandas se apresentam no mesmo dia e local.
Devotos realiza 4ª turnê europeia - as anteriores foram nos anos de 2010, 2012, 2014. Curiosamente, são exatos 15 anos da primeira turnê na Europa, e ao mesmo tempo retorna 11 anos depois. Também sobre a história da banda, a lembrança de que em 2010 passou mais de 40 dias pelo continente europeu, tocando em sete países (Alemanha, Espanha, Itália, França, Suíça, Eslovénia e Holanda). Ainda em relação à memória, é importante resgatar que a primeira vez na Europa foi no ano 2000, quando houve um show em Portugal, ou seja, há 25 anos.
Para além do som e dos palcos, Devotos está fortalecendo ainda mais sua referência, que é de fazer transformação social por meio da música autoral e da arte periférica, contribuindo diretamente para a musicalidade pernambucana e nacional e sobretudo para a cultura das periferias. Inclusive, é Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Recife, além de uma “instituição do Punk Rock HardCore nacional” que existe desde 1988. Em agosto deste ano, a banda recebeu uma placa de reconhecimento e homenagem pelo título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, que foi colocada na entrada da casa de Cannibal, no Alto José do Pinho, justamente numa rua símbolo para a memória da vida do grupo.
Devotos também já conquistou espaço no Rock in Rio como convidada da banda Black Pantera, de Minas Gerais, no ano de 2022. Os grupos, além da sonoridade do rock e do metal, têm composições com temáticas social, política e periférica.
Em Pernambuco, a banda fez shows recentemente por municípios do interior, como o Festival Pernambuco Meu País, em Arcoverde, no Sertão (30 de agosto - palco País da Música) e o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em Garanhuns, no Agreste (dia 24 de julho - palco Zé da Macuca). No mês de julho, também se apresentou na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), no Centro de Convenções, em Olinda, exatamente no dia 10 (palco Pernambuco Meu País).
Discografia
Devotos tem 11 álbuns lançados: "Agora tá Valendo" (1997), "Devotos" (2000), "Hora da Batalha" (2003), "Sobras da Batalha EP" (2004), "Flores Com Espinhos Para o Rei" (2006), “20 Anos Ao Vivo” (2009), “Victoria” (2010), "Póstumos" (2012), “O Fim Que Nunca Acaba” (2018), "Punk Reggae" (2022) e “Sessões Selo Sesc #12: Devotos" (2024) - ao vivo.
Já o selo francês Mass Productions, que também está produzindo a nova turnê internacional da banda, é o mesmo que lançou em vinil os álbuns “Victoria”, no ano de 2010, e "O Fim Que Nunca Acaba", em 2018, ambos na Europa. "Victoria”, inclusive, chegou ao Brasil com cópias limitadas, sendo vendidas nos shows e no boca a boca. A obra tornou-se também uma relíquia. Ela é uma compilação de 20 músicas selecionadas pelo próprio trio de artistas da Devotos, em celebração aos 22 anos de trajetória.
Devotos - European Tour 2025 (agenda - setembro a outubro)
18/09 (quinta-feira) - Paris (França - capital) - Theatre Traversiere
19/09 (sexta-feira) - Nantes (França) - Les Ateliers Bitche
20/09 (sábado)- Rennes (França) - Le Jardin Moderne
21/09 (domingo) - Caen (França) - Portobello Rock Club
23/09 (terça-feira) - Courtrai (Bélgica) - The Pit's
24/09 (quarta-feira) - Gante (Bélgica) - Omgekeerde
25/09 (quinta-feira) - Bochum (Alemanha) - Wageni
26/09 (sexta-feira) - Amsterdã (Holanda - capital) - Maloe Melo
27/09 (sábado) - Sliedrecht (Holanda) - Poppodium Elektra
28/09 (domingo) - Hollen (Alemanha) - Seker Huus
01/10 (quarta-feira) - Berlim (Alemanha - capital) - Franken Bar Kreuzberg
02/10 (quinta-feira) - Bielefeld (Alemanha) - Freak Culture Club
03/10 (sexta-feira) - Bremen (Alemanha) - Karo Bremen
04/10 (sábado) - Hamburgo (Alemanha) - El Dorado Gaussplatz
05/10 (domingo) - Flobecq (Bélgica) - Caplette
Onde Devotos faz show pela primeira vez no continente europeu
Courtrai, Gante e Flobecq - Bélgica
Berlim, Bielefeld, Bochum e Hollen - Alemanha
Paris e Caen - França
Ficha técnica
Banda: Cannibal (voz e contrabaixo); Neilton (guitarra) e Celo (bateria)
Produção executiva da turnê: Pedrinho Pacheco, Orleone Booking e selo Mass Productions (França)
Produção técnica internacional: Nerí
Produção técnica pernambucana: Pedrinho Pacheco
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
Arte dos cartazes: Neilton
Comentários: