Siga-nos no Instagram
Observatório da Branquitude Lança Boletim Sobre Supremacia Branca
O Observatório da Branquitude lançou o boletim "Supremacia Branca: A Branquitude Organizada", uma publicação que aborda os conceitos de branquitude e supremacia branca, relacionando-os a contextos históricos e à situação da desigualdade racial no Brasil.
O boletim foi produzido pelas pesquisadoras Carol Canegal, coordenadora de pesquisa, e Nayara Melo, analista de pesquisa do Observatório da Branquitude. A pesquisa visa interessar leitores sobre o tema, incentivando estudos mais aprofundados em cenários de profundas desigualdades raciais e sociais.
O trabalho apresenta conceitos de branquitude e supremacia branca a partir de estudos de renomados estudiosos como bell hooks, Guerreiro Ramos, Richard Dyer, Ruth Frankenberg e Sueli Carneiro, além de outras referências contemporâneas no campo da sociologia.
Supremacia Branca e Branquitude Organizada
Segundo o boletim, a supremacia branca é classificada como a forma de organização da branquitude, onde o branco usufrui de privilégios socioeconômicos sem reconhecer os benefícios sociais que recebe. A supremacia branca, por sua vez, se orgulha dessas vantagens e os grupos supremacistas se manifestam a partir delas.
Além disso, o boletim associa as bandeiras de ultradireita a ideologias de supremacia branca, como o nazismo. O estudo também discute como mudanças sociais causadas por problemas raciais existentes atualmente surgem a partir da branquitude, destacando o papel da identidade branca na desumanização de outros grupos raciais.
O boletim está disponibilizado no site do Observatório!
Comentários: