Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Setembro 2025

Notícias/Cotidiano

Festival Internacional Cartonera celebra 3ª edição com atividades gratuitas na Casa de Alzira, 3º andar do Muafro

Festival Internacional Cartonera celebra 3ª edição com atividades gratuitas na Casa de Alzira, 3º andar do Muafro
Foto: Larissa Zylbersztajn
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Além de nomes e editoras referenciais do Movimento Cartonero, o Festival Internacional Cartonera conclui sua 3ª edição com a presença de autores e escritores do Nordeste, como o pernambucano Marcelino Freire e os cearenses Sidney Rocha e Xico Sá. Eles estão na programação do dia 13 de setembro (sábado). Outras atividades do festival também ocorrem no dia 14 de setembro (domingo). Todas têm recurso de acessibilidade para a comunidade surda, com intérprete de Libras. A entrada é gratuita e começa às 14h nos dois dias. 

 

Tanto neste sábado como no domingo a programação acontece na Casa de Alzira, que fica no 3º andar do Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro) - rua Mariz e Barros, nº 328, Bairro do Recife. Vale destacar que o tema do festival é “A Memória do Movimento Cartonero”, a partir das trocas de vivências e técnicas, balanço e memória do movimento. Essas são justamente as pautas dos diálogos. Debates, vivências editoriais, lançamento de livros, contação de histórias, exposição e estande de venda de livros das editoras cartoneras estão entre as atividades, além de convidadas e convidados do Brasil (estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de Pernambuco) e de outros países - México, Espanha e Estados Unidos. 

Publicidade

Leia Também:

O Festival Internacional Cartonera 3 é realizado pela produtora pernambucana Nós Pós, com direção geral assinada por Alexandre Melo, direção de produção de Hudson Wlamir e curadoria de Wellington de Melo. “O festival destaca o universo do movimento cartonero e da editoração independente e artesanal. Além do mais, resgata a memória do movimento a partir de conversas, palestras e troca de experiências com profissionais nacionais e internacionais que vêm, ao longo dos anos, se debruçando sobre o movimento e atuando em sua preservação”, declara Alexandre Melo. 

No sábado (13) tem “vivência editorial” com o tema “Caixa de lembrar: troca de experiências e técnicas”, às 14h, com Gaudêncio Gaudério (Vento Norte Cartonero - RS), Sol Barreto (Catapoesia - MG) e Marcelo Barbosa (Candeeiro Cartonera - PE) e mediação de Wellington de Melo (Mariposa Cartonera - PE); “roda de conversa” (tema: “Papelão e memória: sobre acervos cartoneros”), às 16h, com Paloma Celis Carbajal (The New York Public Library - Estados Unidos), Daniele Carneiro e Juliano Rocha (ambos da Magnólia Cartonera - PR), além da mediação de Patrícia Vasconcelos (PE). 

À noite, também no sábado, a programação traz “debate e lançamento de livros”, às 18h, com Marcelino Freire (livro: “A árvore do fim do mundo”), Sidney Rocha (“A Rosa inoxidável”) e Xico Sá (“O realejo de cioran”), que compartilham suas vivências cartoneras. Às 19h, ocorre a sessão de autógrafos com os escritores, logo após a conversa e a apresentação das obras inéditas. 

Já no domingo (14) tem “contação de histórias”, às 14h, com a realização de Adélia Coelho (PE), a partir do título “Poesia em Flô”; “lançamento da Antologia Nós Cartonera - edição Gaza” (festival realiza entrega de exemplares às pessoas selecionadas), às 15h; “mesa de debate” com o tema “Memórias descentralizadas”, às 15h30, reunindo Josemilda Lima (Viajeira Cartonera - PE/BA) e Kátia Borges (Eureka Cartonera - BA) e a mediação de Sol Barreto (Catapoesia - MG); “mesa de debate” (tema: “Cartonerismo +20: um balanço”), às 17h, com Nayeli Sánchez (La Cartonera - Cuernavaca - México), Gaudêncio Gaudério (Vento Norte Cartonero - RS) e Carolina Espinoza Cartes (Meninas Cartoneras - Madrid - Espanha), além da mediação de Wellington de Melo (Mariposa Cartonera - PE). 

Também entre as atividades do festival, tanto no sábado como no domingo, estão “Estande de livros cartoneros” (editoras expõem seu catálogo para o público), das 14h às 20h; “Exposição de pinturas cartoneras”, da autoria de Wilson Freire (Recife), com o tema “Reci cl aves”, das 14h às 20h. Ambas no mesmo horário deste fim de semana. 

De 15 a 19 de setembro (segunda a sexta), o festival realiza a exposição “Papelão e memória: mostra de livros cartoneros”, na Biblioteca Pública de Pernambuco (rua João Lira, s/n - bairro de Santo Amaro, Recife). 

O Festival Internacional Cartonera 3 (IC3) tem incentivo público, com o financiamento do edital Funcultura (Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco), por meio do Governo de Pernambuco, Fundarpe e Secretaria de Cultura (Secult-PE). Além do mais, reúne apoios da Casa de Alzira (Recife), Erem de Arcoverde (Sertão de Pernambuco), comunidades Barro Branco (Belo Jardim - Agreste de Pernambuco) e Curiquinha dos Negros (Brejão - Agreste de de Pernambuco), poeta César Monteiro, Casa do Poeta Manuel Bandeira-Fundarpe/PE, Muafro-Recife (Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro), Ser.Tão Libras (Rita Silva e Fernanda Roberta), Biblioteca Pública do Estado, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, além da parceria da VouSer Acessibilidade. 

A abertura da programação no Recife foi no dia 3 de setembro, quando houve a oficina “Me diz qual teu tipo: escolhendo as melhores fontes para seu livro independente“, com a recifense Patrícia Cruz Lima (PE), no Espaço Pasárgada (rua da União, 263 - bairro da Boa Vista, centro do Recife). 

Lançamento

O Festival Internacional Cartonera recebeu textos — nas categorias poesia e prosa — e ilustrações, por meio de uma chamada aberta, para compor a nova edição da “Antologia Nós Cartonera - Edição Gaza”, um livro em formato cartonero. “Gaza - em todas as suas dimensões simbólicas, políticas, humanas e poéticas” é o tema do chamamento para autoras, autores, artistas, escritoras e escritores de Pernambuco. O lançamento da obra é celebrado na conclusão do festival, no dia 14 de setembro (domingo), às 15h. 

A segunda edição da “Antologia Nós Cartonera” tem a parceria da editora independente recifense Mariposa Cartonera, com direção do editor, tradutor e professor Wellington de Melo. A edição do livro foi realizada durante a programação do festival, justamente na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, que recebeu o ateliê Nós Cartonera, no dia 12 de setembro (sexta-feira), na Manhã de cartoneo. O público acompanhou ao vivo o passo a passo de como são feitos os exemplares da antologia, possibilitando também o aprendizado das técnicas de costura, pintura e encadernação cartonera. 

Em resumo, a seleção de textos enviados por internautas à editora leva o título “Antologia Nós Cartonera”, que existe desde 2018 (ano da 1ª edição, com a 2ª acontecendo em 2021). Vale lembrar que os exemplares são entregues às pessoas que foram selecionadas no chamamento e doados a escolas públicas e bibliotecas públicas e comunitárias. 

Agreste e Sertão

O Festival Internacional Cartonera realizou a abertura da 3ª edição no interior do Estado de Pernambuco. As atividades formativas aconteceram gratuitamente nas cidades de Arcoverde (Sertão), no dia 26 de agosto, na Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde; Belo Jardim (28/08), no Quilombo Barro Branco; e Brejão (29/08), no Quilombo Curiquinha dos Negros, ambos no Agreste. Os encontros foram gratuitos e também com acessibilidade por meio do recurso de intérprete de Libras para a comunidade surda. 

Festival Internacional Cartonera 3 - confira a programação no Recife - 2025

 

13/09 (sábado) - Toda a programação acontece no ateliê Casa de Alzira, no 3º andar do Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro) - rua Mariz e Barros, nº 328, Bairro do Recife.

14h às 20h - Estande de livros cartoneros 

Editoras expõem seu catálogo para o público

14h às 20h - Exposição de pinturas cartoneras - Wilson Freire (Recife/PE)

Tema: Reci cl aves 

14h - Vivência editorial com Gaudêncio Gaudério (Vento Norte Cartonero - RS), Sol Barreto (Catapoesia - MG) e Marcelo Barbosa (Candeeiro Cartonera - PE)

Tema: Caixa de lembrar: troca de experiências e técnicas

Mediação: Wellington de Melo (Mariposa Cartonera - PE)

16h - Conversa com Paloma Celis Carbajal (The New York Public Library - EUA), Daniele Carneiro e Juliano Rocha (ambos da Magnólia Cartonera - PR)

Tema: Papelão e memória: sobre acervos cartoneros 

Mediação: Patrícia Vasconcelos (PE)

18h - Debate e lançamento de livros, com Marcelino Freire (PE), Sidney Rocha (CE) e Xico Sá (CE) 

Tema: O que é cartonear? Os três autores compartilham a experiência cartonera 

19h30 - Sessão de autógrafos dos livros inéditos de Marcelino Freire, Sidney Rocha e Xico Sá

Marcelino Freire - livro: “A árvore do fim do mundo”

Sidney Rocha - livro: “A Rosa inoxidável”

Xico Sá  - livro: “O realejo de cioran”

14/09 (domingo) - Toda a programação ocorre no ateliê Casa de Alzira, no 3º andar do Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro) - rua Mariz e Barros, nº 328, Bairro do Recife.

14h às 20h - Estande de livros cartoneros 

Editoras expõem seu catálogo para o público

14h às 20h - Exposição de pinturas cartoneras - Wilson Freire (Recife/PE)

Tema: Reci cl aves 

14h - Contação de história, com Adélia Coelho (Recife/PE)  

Título: Poesia em Flô

15h - Lançamento da “Antologia Nós Cartonera” 

Festival realiza o lançamento da Antologia Nós Cartonera - Edição Gaza, com entrega de exemplares aos selecionados

15h30 - Mesa de debate, com Josemilda Lima  (Viajeira Cartonera - PE/BA) e Kátia Borges (Eureka Cartonera - BA)

Tema: Memórias descentralizadas 

Mediação: Sol Barreto (Catapoesia - MG)

17h - Mesa de debate, com Nayeli Sánchez (La Cartonera - Cuernavaca - México), Gaudêncio Gaudério (Vento Norte Cartonero - RS) e Carolina Espinoza Cartes (Meninas Cartoneras - Madrid - Espanha)

Tema: Cartonerismo +20: um balanço    

Mediação: Wellington de Melo (Mariposa Cartonera - PE)

15/09 a 19/09 - Exposição “Papelão e memória: mostra de livros cartoneros”

Local: Biblioteca Pública de Pernambuco (rua João Lira, s/n - bairro de Santo Amaro, Recife/PE)

Comentários:
Daniel Lima

Publicado por:

Daniel Lima

Comunicador social & jornalista. De Caruaru/PE, criado no Recife. Atua com assessoria de imprensa artístico-cultural e atualmente é assessor de imprensa/mídias sociais do Coco Raízes de Arcoverde/PE.

Saiba Mais

Quer divulgar sua pauta ou negócio?

Crie sua conta e divulgue suas pautas, artigos e seu negócio. Ganhe visibilidade e centralize sua comunicação de forma eficiente
WhatsApp Africas
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )