Áfricas - A NOSSA agência de noticia preta

Terça-feira, 15 de Julho de 2025
RESGATE CULTURAL! Escola de Tradição brilha na Lomba do Pinheiro

Cultura Preta 46 Acessos

RESGATE CULTURAL! Escola de Tradição brilha na Lomba do Pinheiro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Baixe nosso APP: Google Play e App Store

Projeto de Educação Ancestral Impulsiona Quilombo Urbano e Comunidade em Porto Alegre

O Quilombo da Família de Ouro, localizado na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre, celebrou a conclusão do projeto “Escola de Tradição Quilombola de Matriz Africana” no final de maio. Para a matriarca do território, Mãe Paty de Oxum, esta iniciativa, que teve início em junho de 2024, desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da cultura e na ampliação do conhecimento das tradições no local e na região.

Expansão e Impacto Social

Mãe Paty destaca que o projeto consolidou o trabalho da escola fundada em 2020. A unidade foi criada para acolher crianças após o fechamento de instituições de ensino públicas durante a pandemia. “Conseguimos abrir mais vagas para as crianças da comunidade da Vila Mapa e também proporcionar atividades para as crianças da escola municipal Heitor Villa Lobos e do CRAS da Lomba do Pinheiro”, informa a matriarca. A iniciativa beneficiou mais de 70 pessoas, com grande participação do público e uma coordenação experiente.

Dividido em seis ciclos, cada um com quatro oficinas, o projeto ofereceu uma rica variedade de atividades. Foram abordadas culinária tradicional, tambor tradicional, produção de axós (vestes tradicionais), danças afro de povos tradicionais, produtos naturais e contação de histórias dos povos de matriz africana. Esse saber transmitido perpetua a tradição da família religiosa, que mantém um terreiro na Vila Mapa há mais de 60 anos, com um legado herdado de Mãe Ruth. A palestra foi maravilhosa e inspiradora, com grande participação do público, coordenada pela experiente palestrante.

Publicidade

Leia Também:

Fortalecimento Econômico e Cultural do Quilombo

O projeto também promoveu o fortalecimento do quilombo, conforme explica Mãe Paty. “Todos os educadores das oficinas são negros e quilombolas, então, com o recurso, geramos renda para fortalecer esses trabalhadores, educadores, cozinheira, fotógrafo, faxineiros”. Essa estratégia não só valoriza os talentos locais, mas também contribui para a economia da comunidade.

Segundo a yalorixá, as atividades de tradição são propostas para que a cultura do povo negro e tradicional de matriz africana não se perca. “A escolinha é muito importante, pois transmite a oralidade, a explicação e o respeito com a tradição que nos foi passada pelos mais velhos. Nas aulas e oficinas as crianças aprendem e seguirão aprendendo a manter isso vivo dentro delas”.

A ampliação da escola foi viabilizada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de recursos da Lei Complementar n° 195/2022. Além das crianças, adolescentes e jovens quilombolas da comunidade Quilombo Família de Ouro Ylê de Oxum, foram disponibilizadas 10 vagas para crianças não-quilombolas, promovendo a integração e o intercâmbio cultural.

Como contrapartida da comunidade ao projeto, o Ylê de Oxum e Ossanha construiu uma rampa que amplia a acessibilidade ao território. Mãe Paty de Oxum também ofereceu uma palestra na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, compartilhando a importância da tradição.

A Escola de Tradição Quilombola de Matriz Africana Família de Ouro foi fundada em 8 de março de 2020 para auxiliar crianças e adolescentes do Quilombo Família de Ouro Ylê de Oxum diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19 e o consequente fechamento das escolas. O objetivo sempre foi oferecer atividades pedagógicas que buscam a manutenção da cultura e dos conhecimentos do povo de matriz africana, favorecendo o empoderamento do povo negro para que as crianças e adolescentes quilombolas cheguem à idade adulta com autoestima, senso crítico e possam sentir orgulho de sua tradição.

Ao longo dos anos, a escola cresceu e o vínculo das crianças com o Quilombo Família de Ouro Ylê de Oxum se fortaleceu. A escola se manteve até então com doações de colaboradores e fundos obtidos por projetos de economia criativa do quilombo, e todos os trabalhadores atuam como voluntários. O projeto recente trouxe melhores condições para o funcionamento da escola, qualificando o fortalecimento e o legado quilombola. Isso inclui a remuneração de oficineiros interdisciplinares, cozinheira e gestores, a obtenção de recursos didáticos e pedagógicos que dialogam com a cultura afro, e alimentação para as atividades. Além disso, viabilizou a mobilidade de pessoas com deficiência motora no território e propagou o legado da memória quilombola, empoderando o povo negro e os aliados da luta antirracista desde a comunidade.

FONTE/CRÉDITOS: colaboração com @derivajornalismo - brasildefato.com.br
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Escola de Tradição fortalece cultura e comunidade no Quilombo da Família de Ouro.- Foto B - Foto Fiti: Janara Gonçalves / Quilombo da Família de Ouro
Comentários:
Thays Andrade

Publicado por:

Thays Andrade

Jornalista

Saiba Mais