Espaço para comunicar erros nesta postagem
De 23 a 25 de junho, Brasília sedia a 1ª edição do Seminário Internacional de Ouvidorias, um evento crucial promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em colaboração com a Ouvidoria-Geral da União (OGU) e a Rede Nacional de Ouvidorias. O objetivo central é debater o papel fundamental das ouvidorias no enfrentamento das desigualdades e na promoção da participação social, visando aprimorar a gestão pública.
Durante a cerimônia de abertura, a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, enfatizou a indissociabilidade entre democracia e justiça racial. Ela destacou que "fortalecer canais de escuta, de acolhimento e resposta institucional significa reconhecer as desigualdades estruturais para construir políticas públicas capazes de proteger direitos e produzir reparação".
O seminário, cujo tema é "Ouvidoria pública: do acolhimento à transformação social – desafios e caminhos para uma atuação mais efetiva e cidadã", convida à reflexão sobre a trajetória completa da manifestação do cidadão.
Ao longo de três dias, o encontro reúne representantes de ouvidorias públicas, gestores e convidados internacionais. As discussões abrangem desde o acolhimento inicial e a escuta qualificada nos canais de ouvidoria até a utilização estratégica das informações. O objetivo é subsidiar decisões e aprimorar políticas e serviços públicos.
A programação detalhada inclui painéis sobre a promoção da equidade, a ampliação do acesso ao Estado e a eficiência institucional. Também são abordados temas como governança e articulação em rede, reforçando a atuação das ouvidorias como ferramentas essenciais para a participação social e o constante aperfeiçoamento da administração pública.
Interessados podem acompanhar o seminário presencialmente em Brasília ou de forma remota. A transmissão está disponível no canal da Controladoria-Geral da União (CGU) no YouTube.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se