A Unidos de Padre Miguel (UPM) apresentou oficialmente seu novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Yuri Souza e Isabella Moura, durante a tradicional Feijoada da UPM, realizada em junho na Vila Vintém. A dupla assume a desafiadora missão de reconduzir a agremiação ao Grupo Especial, expressando grande emoção e responsabilidade em defender o pavilhão da escola. O evento festivo também contou com a presença da Viradouro, atual campeã do Grupo Especial, e marcou o lançamento da equipe para o Carnaval 2027.

Para se manter atualizado com as últimas novidades do carnaval, os interessados podem seguir o CARNAVALESCO no WhatsApp e receber informações em tempo real.

A porta-bandeira Isabella Moura destacou a imensa responsabilidade e a emoção de representar a comunidade da Vila Vintém. "É saber que tem uma comunidade gigante, que é a Vila Vintém, sendo representada por duas pessoas com muito respeito e empenho em traçar esse novo desafio", declarou.

Publicidade

Leia Também:

Yuri Souza complementou a fala da parceira, enfatizando a continuidade de um legado. "A gente está dando continuidade ao legado de mestre-salas e porta-bandeiras que já passaram por essa agremiação. Sou muito fã de todos que passaram por aqui. É uma responsabilidade e um comprometimento muito grandes", afirmou. Ele concluiu, ressaltando o compromisso: "Estamos muito felizes com a oportunidade que nos foi dada e vamos honrar, com muito amor e carinho, essa comunidade. A Vila Vintém merece."

A rotina de ensaios do casal de mestre-sala e porta-bandeira já se intensificou neste início de temporada. A preparação está sob a coordenação da experiente coreógrafa Vânia Reis, que mantém sua posição de destaque na agremiação.

Isabella detalhou o processo de preparação: "A gente começou bem cedinho. Assim que fechamos a parceria, demos início ao trabalho com a nossa coreógrafa, Vânia Reis. Logo depois, fechamos com o nosso personal trainer, que toma conta de todos os nossos treinos e monta as nossas rotinas de ensaios." Ela ainda brincou sobre a importância da equipe: "A Vânia e o Rafael são quem vão, se Deus quiser, nos segurar até o desfile."

Leitores podem também adicionar o CARNAVALESCO às suas fontes favoritas do Google para acompanhar o noticiário completo.

Foco na sincronia e elegância

Enquanto aguardam a definição do samba-enredo para o Carnaval 2027, que abordará "Yèyé Omó Ejá – A Coroação das Rainhas das Águas", Yuri e Isabella concentram-se em aprimorar os detalhes da dança e fortalecer a sincronia entre si. Este é um período crucial para o desenvolvimento da parceria.

Yuri Souza explicou a rápida adaptação da dupla: "É um casal novo, uma parceria nova. Temos que nos conectar, mas, graças a Deus, eu e a Isa nos conhecemos há muito tempo. A gente também já dança há muito tempo, então a conexão foi bem rápida. Foram apenas alguns ajustes para que a gente conseguisse executar a nossa dança e o nosso tradicional." O mestre-sala prometeu um espetáculo: "Ainda não saiu o samba oficial, mas, assim que estiver pronto, vamos mostrar um trabalho magnífico, com uma coreografia magnífica, porque a gente está com um jeito de trabalhar."

Durante a entrevista, Isabella Moura fez questão de elogiar a elegância de seu parceiro. "É a marca que o Yuri vende há muito tempo: é o porte e a imponência dele, no bom sentido. A elegância, para mim, é a marca do Yuri", afirmou a porta-bandeira.

Em retribuição, Yuri Souza enalteceu o bailado de Isabella. "Digo o mesmo para a Isabella. Ela é uma porta-bandeira de quem todo mundo fala. A Isa tem a questão da elegância, da postura. Acho que, além da dança, temos que ter essas características nossas", destacou o mestre-sala.

A busca pelo Grupo Especial

Nos anos recentes, a Unidos de Padre Miguel tem se destacado na Série Ouro, conquistando boas colocações. Em 2025, a escola teve sua primeira experiência na nova configuração do Grupo Especial do carnaval carioca, apresentando o emblemático enredo "Egbé Iyá Nassô". A performance, que celebrou a força matriarcal do primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, emocionou a Sapucaí.

Apesar do marcante desfile, o rebaixamento da agremiação para a Série Ouro no mesmo ano gerou forte repercussão na comunidade carnavalesca. Contudo, a determinação em reconquistar um lugar na elite do carnaval persiste. Isabella Moura salientou que, diante deste cenário, "a responsabilidade de defender o primeiro pavilhão da UPM é dobrada".

Isabella reforçou a ambição da escola: "Com todo o respeito às coirmãs, a gente faz um carnaval diferenciado. É uma escola que tem uma sede de vencer, de estar, de pertencer e, se Deus quiser, os anjos vão dizer ‘amém’ novamente." Ela expressou a esperança para o futuro: "2027 será lindo e sonhamos com o Grupo Especial para 2028."

Yuri Souza concluiu, reiterando a resiliência da Vila Vintém: "É uma comunidade que tem sede de vencer. Fomos injustiçados em 2025, mas, ano que vem, vamos fazer um trabalho lindo e, com certeza, rumo ao Grupo Especial, sem dúvidas."